Bulimia Nervosa

A Bulimia Nervosa é um transtorno psiquiátrico caracterizado por episódios de comer compulsivamente, ou seja, uma grande quantidade num período curto de tempo e com sensação de perda de controle, seguidos por uso de métodos compensatórios com o intuito de evitar o ganho de peso (por exemplo, vômitos ou uso de diuréticos ou laxantes); outra característica deste transtorno é o paciente se preocupar e se afetar demais pela forma e pelo peso de seu corpo.

Pessoas com Bulimia Nervosa frequentemente também se exercitam excessivamente e podem fazer grandes períodos de jejum, mas dificilmente têm uma perda de peso expressiva, devido às compulsões alimentares; muitas vezes se apresentam com sobrepeso ou obesidade. Este transtorno é frequentemente acompanhado de grande sensação de vergonha e culpa, o que contribui para o mal estar emocional do paciente.

Tal quadro tipicamente se inicia em mulheres de idade jovem, mas pode também ocorrer em homens e em pessoas mais velhas.

Outros transtornos psiquiátricos, como Transtornos Ansiosos e Depressão, comumente estão associados à Bulimia Nervosa, assim como prejuízos potencialmente letais à saúde física.

O tratamento consiste na reabilitação nutricional cuidadosa e uso de medicações para evitar compulsões, com acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico, feito sempre que possível por equipe especializada.

Em caso de suspeita de Bulimia Nervosa, recomenda-se que a pessoa acometida ou seus familiares busquem a ajuda de um psiquiatra especializado, que irá avaliar o quadro e iniciar o tratamento adequado o quanto antes. (Em caso de sintomas físicos agudos, como por exemplo desmaios ou palpitações, recomenda-se buscar imediatamente um pronto-atendimento médico.)